Jornal Bom dia Bauru - Bom humor, pero no mucho

BOM HUMOR, PERO NO MUCHO

João Batista Neto Chamadoira
jobacham@uol.com.br

Primeira página da Folha de São Paulo, edição de 19-12. A foto da presidente da Argentina, Cristina Kircher, ao lado do presidente do Uruguai.
Na foto, o vestido de Kirchner alçado por um ventinho. O jornalista da Folha não teve dúvida: lascou a legenda: “O pecado mora ao lado.”
Para quem não assistou ao filme O pecado mora ao lado - e muita gente não viu - vai entender, por um processo metonímico que a Argentina, ou o Uruguai, ou mesmo os presidentes da foto, constituem um pecado.
Agora – e daí a importância do repertório cultural na leitura – quem conhece o filme, entendeu, rapidamente, A foto lembra à cena em que a personagem interpretada por Marilyn Monroe tem o vestido levantado por um vento que saía por uma grade no chão.
Realmente, por um lado, uma boa lembrança para quem curte cinema. Por outro lado, porém, a idéia de que Cristina Kirchner como suprema representante de uma respeitável nação como a Argentina, não merecia uma referência desse naipe. Aliás, parece que parte dos brasileiros, tem, ou por causa do futebol, ou por outra coisa que soa inveja, uma birra com a nação, conhecida como uma das mais adiantadas da América Latina. A infeliz frase de nosso presidente “...uma Copa do mundo para nenhum argentino botar defeito” diz muita coisa..
Povo instruído, que lê. Buenos Aires é inesquecível.
A Folha publicaria uma foto assim da nossa primeira-dama, da governadora Yeda Crusius, ou da esposa do governador Serra?
Bom humor, mas uma desnecessária provocação.
Professor de Lingüística e Jornalismo

0 comments: