O segredo de seus olhos - Juan José Campanella

CINEMA: O SEGREDO DE SEUS OLHOS
João Batista Chamadoira
jobachama@uol.com.br

O filme argentino Segredo de seus olhos (El Secreto de Sus Ojos), de Juan José Campanela é eletrizante. Na sessão, ninguém se mexia. Até o clímax. Em cada espectador, a tensão. Para mim, os olhos. No filme, Benjamin Spósito (Ricardo Darín), aposenta-se do Tribunal Penal, e começa a escrever um romance, baseado em suas memórias, sobre um crime bárbaro não solucionado cerca de 25 anos antes. Flash back e uma moça casada é estuprada e assassinada. E deseja descobrir o assassino. Procura a juíza Irene Hastings (a presença forte da atriz Soledad Villamil), para quem trabalhara na época do crime e por quem nutria uma paixão platônica. Convencida por Espósito, decide, numa atitude não legal, facilitar a investigação. Numa foto da formatura da moça assassinada, percebe a atração que um dos colegas tinha pela moça assassinada. Essa pista e outras conclusões levam Espósito e o amigo Pablo Sandoval (GuillermoFrancella) descobrir a atração que o suspeito tinha pelo time do Racing. A partir daí, os leitores que vejam o filme.
Filme eletrizante, ninguém se mexe, não se ouve barulho de saco de pipoca (graças a Deus). A atenção é nos olhos das personagens, a todo momento procurados pela câmera.
Para mim, ficou a presença de dois eixos de tensão: a ânsia pela busca do assassino e a ânsia pela relação afetiva entre a juíza e seu subordinado Espósito. Como termina? Perguntem ou assistam. Não vou estragar a expectativa.
Professor de jornalismo, de lingüística, produtor radiofônico e Membro da Academia Bauruense de Letras

0 comments: